segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Brigando" por paz...

Amor sem resistir.
( Duan Corbo)

Na beleza daquela imagem,
Vi você refletir.
Sorriso de sentir na pele,
Amor sem resistir...

Figura da ternura, assim,
Difícil discernir.
Mas o sorriso como disse,
Amor sem resistir...

Sem resistir à pele nua,
Suar frio, estremecer.
Sentimento que nos faz calar,
Mas também se faz adoecer.

No peito vem a angústia,
Por ser implícito.
Afeto por detrás das sombras,
Por ter regra, ilícito...

Mas com o tempo vou resistir.
E assim, com solidão,
Talvez se faça necessário
Repetir tal ilusão

Então se assim não for escrito,
Sentir-me-ei aliviado
Dessa dor que não me faz sofrer,
Mas não deixei de lado.

Se ao fim perceber o engano
De estar ao lado errado
De quem te sente amizade
E não de um ser apaixonado

Apaixonado por essa luz
Da tua companhia
Do teu abraço me envolvendo
O corpo em calmaria

Aguardando a felicidade
Esta, não me abandonará,
Pois estarei ao lado certo
Nunca sairei de lá.

Posso não encontrar saída
Sem saber discernir
Uma amizade enlevada
Desse amor sem resistir...


O amor platônico é uma situação que atravessa gerações, culturas, poemas, prosas, filmes, novelas, músicas. Traduz a vida. Assim como no Yin Yang, os opostos se atraem, mas nem sempre a compatibilidade está presente. A “química” está ficando desgastada e é cada vez mais difícil entender a diferença entre parceiro ideal ou companheiro, assim como é difícil perceber o amor pela humanidade.

Não, não basta ser apenas companheiro. Na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, na alegria e na tristeza... Aí temos o companheiro, mas até que a morte nos separe... Ta difícil de ser assim. Os divórcios viraram rotina. Trabalhando em um escritório de advocacia, sempre vejo alguém comentando sobre isso. E olha que não é a principal área do escritório. Existem pessoas que se casam e no dia seguinte já querem se separar. Ainda acreditei que fosse motivo de traição, mas por vezes já ouvi dizer sobre o simples acaso de não dar certo o CASAR. Mas “vem cá” e o casamento com o SEU mundo?

Voltando ao foco, falta nas pessoas o envolvimento, o dia-a-dia, a paciência, compreensão, não só nos relacionamento de casal, mas também na convivência com o próximo, com os amigos. A busca por alguém que possa suprir as necessidades que o parceiro não preenche é real e vultosa. A vida precisa desse amor, dessa conquista, do carinho, precisa de pessoas que saibam olhar para os outros e percebam o verdadeiro sentimento que há.

Ligando isso ao nosso dia-a-dia vejo crianças pela rua, idosos e carentes, classe baixa, média e alta. Não importa seu status social, seu PHD, seu curso técnico ou seu supletivo. É o pensar, o agir e o querer. Eu penso nisso. Eu posso isso. Eu quero isso. Eu quero o AMOR nesse mundo. Pra que possamos viver em PAZ.

17 comentários:

Marcelli disse...

oun, que lindo o meu poeta! ficou mt mt foda.. =)

Anônimo disse...

É rapaz, vc tem andado com muitas pessoas ultimamente!!!!

Basta saber se essas pessoas, estão te agradando, se não estão, ou se apenas algumas, ou sei lah!!!

Ler é uma arte para muitos, agora escrever coisas bonitas são para poucos como vc!!!!!!!
Ficou meio gay!!!!!!!uahuhauhauhauhau

Um abraçaummmmmm!!!!!!!!

Anônimo disse...

Duan.

Cada cabeça é uma sentença. Cada mente é um universo. Cada humano é um humano diferente.

A sociedade propõe padrões de vida, porque facilita a convivência.

Mas é difícil viver dentro desses padrões, porque o universo de cada um é único.

Tem gente que não nasceu pra casar. Tem gente que nasceu pra casar.

Talento de uns, talento de outros.

Aptidões, dons.

Tem gente que tenta, mas não consegue suportar.

Tem gente que quer, mas não consegue agrupar.

Tem gente que ama, mas não consegue se doar.

Tem gente que odeia gente.

Quem está certo? Quem está errado?

A vida é matemática?

A sua “cara-metade” é, logicamente, aquela que tem o mesmo ânimo de amar.

Ache-a. Acasale. Experimente. Teste.

Companheirismo? Não seria Parceria?

Duan disse...

Sim. Parceria Ideal... Cito isso lá em cima... Companheiros são fáceis de encontrar... "mas a cara-metade" eh bem complicado...

Antônia Burke disse...

Antes de tudo, lindo o poema...tá apaixonado? rs
Acho que na minha posição posso falar dos dois lados desse assunto: realmente é difícil encontrar a "cara metade", e acho que é pela falta de compromisso. A liberdade que ganhamos com o passar do tempo acabou levando a leviandade nas relações e é muito difícil reverter esse processo. Porém, é possível (vide o meu caso..rs). O negócio é encontrar alguém que esteja na mesma busca que você, na mesma sintonia.

Beijos!

Anônimo disse...

Concordo em gênero número e grau com Antônia... o "grande barato" é a sintonia...
Nossas escolhas são repensadas somente no futuro e elas são responsáveis pelo que somos, portanto se hj sou uma pessoa feliz (e assim me considero) é pq assumo inteiramente minhas escolhas, que por sua vez me transformaram no que sou...
Somos "eus" tortos pq queremos nos moldar no outro e nisso eu concordo com o Nando (pra "facilitar" a convivência). Casei-me duas vezes, duas escolhas acertadas, pena que elas ficaram "velhas" e perderam a sintonia....
bjs
Parabéns pelos textos!

"Por ter regra, ilícito..."
pra amar, as regras não dão certo!

Anônimo disse...

A solidão é que leva as pessoas a fazerem a "escolha errada".
Escolha errada não existe.
Não existe fórmula, existe vida!
Se vc consegue viver bem consigo mesmo, vc não precisa escolher errado!
Contradições....
A vida é assim!
Bom, é isso aí.
Ah!Quanto ao comentário do Tio Nando, qdo ele fala de : " acasalamento ... experimente...", me lembrou uma grande suruba!

Anônimo disse...

Acasalamento é animal, é puro, é natural.

Suruba é humano, é racional.

Anônimo disse...

"anônimo" não.

Fui eu que postei.

Duan disse...

Relacionando os ensinamentos do meu professor com o comentáirio de cima...

O homem não reconhece o ato de se acasalar como um ato animal, natural e muito menos puro. Nenhum homem se entrega ao ato sexual apenas por cumprir a função de reprodutor. Diferente dos animais, que por sua vez não imaginam transar com aquela vizinha gostosa alí... entende?!

p.s.: quando digo homem, digo humano e não sexo oposto ao feminino... rs. Até mesmo porque com mulheres funiona da mesma forma.

Anônimo disse...

Sem dúvida, Duan. O meu "acasalar"´foi usado para exprimir uma idéia muito mais ampla do que o simples reproduzir da espécie. Geralmente, no mundo animal não há suruba, que é coisa dos humanos, é coisa pensada. O meu "acasalar" é monogâmico, como no mundo animal. A bicharada não sai comendo todo mundo de uma vez só.

Anônimo disse...

Fui eu quem postou.

Unknown disse...

Adorei o texto dudu!
ficou mto foda!rs
E qnd postar outro me avisa!
Ah e gostei da iniciativa d vcs!!
=]
Te amo

Unknown disse...

q nik horiveeel!
tenho q muda isso!
ahhahahahha
CAROL IOST

Anônimo disse...

Tio Nando :
"Ajuntar(-se) macho e fêmea para procriação; cruzar.
Aurélio

O Homem, geralmente não "acasala" para procriar, mas sim para sentir prazer;.... DIFERENTE DO MUNDO ANIMAL!

Assim, concluo que seu último comentário foi contraditório.

Aliás, não sou feminista, mas acho mesmo que ALGUNS HOMENS (no sentido da humanidade) são animais.

Anônimo disse...

Aí é que você se engana, Adriana. Os animais também se acasalam pelo prazer. Eles não têm a consciência de que aquele ato vai gerar filhotes. Nós, humanos, pelo menos, temos essa consciência. De qualquer maneira, não estou aqui discutindo a etimologia das palavras. Posso retirar o meu "acasalar" e trocar por outra palavra, se ela não conseguiu atingir a compreensão do sentido que quis dar a ela. Usei o acasalamento como sinônimo de uma união natural e pura de duas pessoas que querem ficar juntas pela química do corpo, pela afinidade, pelo amor que, de repente, surgiu entre eles, e pela paixão.

Anônimo disse...

ba alegria lindo poema... Penso que agora entendo um pouco mais sobre algumas idéias que já trocamos...
Na verdade eu concordo com tudo, não só hoje em dia, mas desde o início do sapiens
(como diria a velderez) é difícil encontrar alguém que tenha as mesmas intenções... carinho amor... por nós assim como temos por esta pessoa... uma hora amizade... outra amor...
Mas hão de vir dias de sol... Dias de chuva e assim oscilamos entre a busca... o encontro...o achado e o perdido!


bjsss